Em alusão ao Setembro Verde, a AGE-MG participou nesta sexta-feira do seminário “Dia Nacional de Luta dos Direitos das Pessoas com Deficiência”, no estádio Mineirão, em Belo Horizonte. A procuradora do estado Tatiana Sales Cúrcio Ferreira, coordenadora do Núcleo de Assessoramento Jurídico (NAJ), representou a AGE-MG no evento, que é organizado pela Defensoria Pública de Minas Gerais.
A campeã paralímpica de taekwondo, Carol Moura, ministrou uma das palestras. Medalha de ouro nos Jogos de Paris, ela contou um pouco de sua história e de como o esporte contribui para a inclusão.
Na roda de conversa, participaram o artista visual, cineasta e escritor Ernane Alves, referência na causa autista; a estudante do ensino médio, Nicoly Oliveira Rocha, de 16 anos, que reúne experiência em produção editorial de livros, astronomia e estudiosa das neurodivergências; a professora aposentada Maria das Dores Simões, pós-graduada em psicopedagogia clínico-institucional; e o consultor e palestrante David Pena, com trabalhos desenvolvidos no Mineirão e na Arena MRV.
O evento reuniu representantes de instituições de Justiça que integram a Rede de Proteção Inclusão Verde Mundo – Defensoria Pública de Minas Gerais, Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Defensoria Pública da União, Tribunal Regional Federal da 6ª Região, Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Ministério Público de Contas, Ministério Público Federal, Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, Ministério Público do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho, do Ministério do Trabalho, Advocacia-Geral do Estado, Advocacia-Geral da União, Procuradoria da Fazenda Nacional e Ordem dos Advogados do Brasil.