Procurador do Estado Ricardo Righi lançará seu livro "Paris Caraíva" no Festival Literário Internacional de BH

O procurador do Estado Ricardo Righi lançará internacionalmente o romance “Paris Caraíva” no próximo domingo (26.10), às 14h, no Festival Literário Internacional de Belo Horizonte, organizado pela Fundação Municipal de Cultura. O evento será na Funarte: rua Januário, 68, Centro.

O romance, lançado nacionalmente em dezembro de 2024, nasceu de transformações profundas vividas por Righi nos últimos anos, culminando em um trabalho que funde ficção, memória e arte. O ponto de partida para o livro foi o período em que o autor, confinado em Paris durante a pandemia, enfrentou o adoecimento pela COVID-19 e suas sequelas cognitivas.

Este é o segundo livro de Righi. O primeiro, “Poeirópolis”, foi lançado em 2018, quando o autor iniciou oficialmente sua trajetória literária após retornar à capital mineira, depois de 15 anos fora.

Formado em Direito pela UFMG e mestre pela Universidade de Paris 1 – Panthéon Sorbonne, Righi concilia a rotina de procurador do Estado de Minas Gerais com o ofício da escrita. Embora o trabalho cotidiano limite os momentos dedicados à literatura, ele encontrou nos finais de semana e nas férias a disciplina necessária para desenvolver Paris Caraíva ao longo de seis anos.