Em complementação às orientações para servidores que apresentem sintomas característicos de Covid-19, publicado no dia 05/01/2022, enfatizamos as definições trazidas pelo nosso protocolo perante as dúvidas surgidas:
CASO SUSPEITO
O Ministério da Saúde apresenta 2 definições de casos suspeitos de COVID-19:
· Definição 1: Síndrome Gripal(SG):
Indivíduo com quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos 2 (dois) dos seguintes sinais e sintomas: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos.
· Definição 2: Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG):
Indivíduo com Síndrome Gripal (SG) que apresente: dispneia/desconforto respiratório ou pressão persistente no tórax ou saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente ou coloração azulada dos lábios ou rosto.
CASO CONFIRMADO
· Definição 1: Indivíduo com confirmação laboratorial conclusiva para o novo coronavírus (2019-nCoV), independentemente dos sinais e sintomas apresentados.
· Definição 2: Confirmação por critérios clínicos diversos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (após avaliação médica).
CASO DE CONTATO PRÓXIMO DE SUSPEITOS OU CONFIRMADOS
De acordo com o Protocolo Estadual de Infecção Humana pelo SARS-COV-2, é considerado contato próximo pessoa que apresente histórico de contato com caso suspeito ou confirmado para COVID-19, nos últimos 14 dias, incluindo:
· Contato físico direto (por exemplo, apertando as mãos).
· Contato direto desprotegido com secreções infecciosas (por exemplo, próximo a pessoa com tosse, tocando tecidos e papel usado com a mão nua).
· Contato frente a frente por 15 minutos ou mais e a uma distância inferior a 2 metros.
· Esteve em um ambiente fechado (sala de aula, sala de reunião, sala de espera do hospital, etc.) por 15 minutos ou mais e a uma distância inferior a 2 metros.
· Cuidou diretamente de um caso sem equipamento de proteção individual recomendado.
· Passageiro de uma aeronave sentado no raio de dois assentos (em qualquer direção) de um caso confirmado de COVID-19, seus acompanhantes ou cuidadores.