O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), Gilberto Diniz, inaugurou a sessão solene em razão da aposentadoria do conselheiro José Alves Viana no plenário da corte nesta quarta-feira. A solenidade foi marcada por emoção e palavras de agradecimento ao homenageado, que também foi deputado estadual, prefeito e vereador em Curvelo.
O governador de Minas, Romeu Zema, e o advogado-geral do estado, Sérgio Pessoa de Paula Castro, entre outras personalidades, enviaram vídeos parabenizando a vida pública de Viana – veja abaixo:
O conselheiro José Alves Viana fez seu discurso de despedida ao final de sessão. Ele disse que “a gratidão é a realização do bem, do seu reconhecimento” e que não seria capaz de mencionar todas as pessoas que pavimentaram a sua estrada nestes setenta e cinco anos de percurso. Ele falou que “mudar é um ato de coragem” e que está pronto para enfrentar novos desafios em sua vida. Disse o doutor Viana, “aqui eu convivi e aprendi muito com os colegas”, conselheiros, servidores, equipe de apoio e agradeceu, em especial, aos funcionários do seu gabinete. “Levo uma recordação agradável e fraterna destes doze anos juntos”, finalizou Viana.
Após o discurso do presidente Gilberto Diniz, a palavra foi passada para os conselheiros presentes, Cláudio Terrão, Mauri Torres, Agostinho Patrus, depois, discursaram os conselheiros substitutos, Licurgo Mourão, Hamilton Coelho, Telmo Passareli e Adonias Monteiro. Ainda tomaram a palavra o procurador-geral do Ministério Público, Marcílio Barenco, o presidente da Asscontas, Toninho e o presidente do Conselho da Asscontas, Jairo Magela, que entregou ao conselheiro Viana uma placa em nome da associação de servidores do Tribunal. Ainda subiram ao púlpito, o diretor Jurídico da AudiTCE-MG, Gustavo Terra Elias e o assessor de gabinete, Paulo Henrique Figueiredo, que fez um discurso emocionado.