Emoção e homenagens marcam inauguração da biblioteca Humberto Rodrigues Gomes 3

AAdvocacia-Geral do Estado de Minas Gerais (AGE-MG) inaugurou na tarde desta segunda-feira sua nova biblioteca, que homenageia a memória do procurador Humberto Rodrigues Gomes, falecido em 2019, após mais de três décadas de dedicação ao serviço público.

O acervo reúne mais de 20 mil obras e está disponível no oitavo andar do prédio-sede da instituição, das 9h às 17h (segunda a sexta), aos procuradores e servidores da AGE-MG.

Emoção e saudades marcaram o evento, prestigiado pelo vice-governador de Minas, Paulo Brant, e conduzido pelo advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa de Paula Castro. Eles descerraram a placa de inauguração juntamente com a procuradora Liana Portilho, viúva do homenageado, e uma das filhas dele, Luisa.

Sérgio Pessoa recordou que o amigo foi um jurista tão à frente de seu tempo que, por duas vezes, exerceu “com maestria” a função de procurador-geral adjunto, sendo uma delas apenas quatro anos após sua posse, de 1996 a 1998, na gestão de ​​​​​​​Arésio Antônio de Almeida Dâmaso. A outra foi na gestão de José Bonifácio de Andrada, de 2003 a 2007.

“Estamos homenageando uma personalidade do Direito, uma personalidade que teve trajetória importantíssima nessa casa. Pouco tempo após sua posse, com menos de quatro ou cinco anos de carreira, já foi chamado a ser assessor direto do então procurador-geral do Estado. E​​​​​​xerceu por duas oportunidades o cargo de procurador-geral adjunto. E com maestria. Era uma referência para todos nós, de serenidade, de competência técnica e sempre apoiava – já amadurecido, experiente – os jovens que chegavam”, discursou Sérgio Pessoa.

Dezenas de procuradores, servidores do administrativo e amigos compareceram ao evento, como o desembargador Moacyr Lobato, que foi procurador do Estado. Emocionado, o magistrado recordou o legado do amigo:

“Foi de fato um homem que viveu intensamente a causa pública. Amava esta instituição, foi um visionário. Ajudou na formatação do que hoje é a AGE. Entendia que não se poderia dizer puro e simplesmente um não, mas que não poderia haver também um sim meramente homologatório. E que as questões sempre e sempre fundamentadas, fruto de um desenvolvimento de raciocínio, assim que ele agia profissionalmente. E a figura humana? Extraordinário”.

Emoção e homenagens marcam inauguração da biblioteca Humberto Rodrigues Gomes 2
Paulo Brant, Sérgio Pessoa e Cássio Andrade discursaram no evento.

procurador Cássio Andrade também pronunciou palavras em agradecimento ao aprendizado com doutor Humberto. Em 2012, um ano após o amigo se aposentar, ele escreveu um texto parabenizando-o pelo trabalho com​​​o advogado público. Nesta segunda-feira, durante a solenidade de inauguração da biblioteca, Cássio Andrade foi convidado pelo advogado-geral a tornar pública a homenagem ao amigo:

“Na condição de advogado-geral adjunto, na gestão do doutor José Bonifácio Borges de Andrada, Humberto foi um dos protagonistas de uma revolução na então Procuradoria-Geral do Estado. A Casa se multiplicou em estrutura, demandas e atribuições, culminando com a unificação das Procuradorias mineiras a gerar um qualificado corpo jurídico único, responsável em dar substância legal ao crescimento gigantesco de Minas no cenário nacional. Em tudo isso, sua presença firme se fez sentir”.

Desembargador Moacyr Lobato (esquerda) recordou histórias de quando, procurador do Estado, trabalhou com o homenageado.

Também emocionada, a procuradora Liana Portilho agradeceu a homenagem à memória do marido: “​​​​​Há uma palavra, embora possa parecer anacrônica dizer sobre ela no serviço público, mas não vejo outra para nomearmos essa homenagem atribuída ao Humberto: amor. O amor na forma de servir, o amor no modo de ser, de fazer o serviço público… Eu não tenho dúvidas, ao meu ver, que essa homenagem hoje é atribuída ao Humberto não pelos cargos que ele ocupou, não pelas funções que ele exerceu, mas pela forma pela qual ele exerceu as atribuições como procurador do estado e também nas funções de liderança à frente da gestão da Casa. Humberto fazia isso com atributos da moderna liderança”.

O vice-governador também destacou o legado do ex-advogado-geral adjunto: “Parafraseando o que a doutora Liana Portilho ressaltou, é preciso que o amor seja colocado na gestão. O líder ama. Também na política – e em Minas a gente conta com essa retaguarda -, eu sempre digo que a AGE é o nosso anjo da guarda. Já que estamos falando de amor, que viva a nossa AGE; viva o doutor Humberto!”.

Doutora Liana Portilho (camisa branca) e as filhas do homenageado, Natália e Luisa, participaram do evento.

Também participaram do evento as advogadas-gerais adjuntas, Margarida Pedersoli e Ana Paula Muggler Rodarte; o chefe de gabinete, procurador Tércio Leite Drummond; a presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Minas Gerais (Apeminas), Célia Cunha Mello, além das filhas de Humberto, Natália e Luisa; procuradores, servidores do administrativo e desembargadores.

A biblioteca foi inaugurada na mesma data da entrega da Medalha do Mérito da AGE. O novo espaço funciona no edifício-sede da instituição, no bairro Cruzeiro, em Belo Horizonte, e é destinado aos procuradores e servidores da AGE.

Nova biblioteca da AGE será inaugurada segunda-feira e homenageará a memória do Procurador Humberto Rodrigues Gomes 2
Biblioteca irá homenagear o Procurador Humberto Rodrigues Gomes.