A convite da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, o procurador do estado Fábio Diniz Lopes participou de um encontro organizado pela Comissão de Ética da Jucemg, na última quarta-feira, em Belo Horizonte. Ele foi recebido pela presidente da autarquia, Patricia Vinte Di Lório.
O procurador do estado iniciou a apresentação compartilhando um trecho da palestra “Excelência é quando você ultrapassa o básico”, na qual o filósofo e professor Mário Sérgio Cortella discorre sobre o conceito de excelência a partir de situações cotidianas do mundo do trabalho.
“Ser excelente é não se contentar com o ordinário, é ter a obrigação como ponto de partida e não como ponto de chegada. Eu e você precisamos fazer o nosso melhor na condição que nós temos para sermos os melhores possíveis. Afinal, nossa passagem no mundo tem um final”, diz o filósofo no vídeo.
A partir dessa conceituação, Fábio Diniz relatou experiências acumuladas desde a juventude, sempre na direção do crescimento e do desenvolvimento pessoal e profissional, e como essas vivências se conectam, na sua visão, com as necessidades humanas por compartilhamento e motivação.
Técnicas restaurativas
Resultado dos seus aprendizados e estudos, Fábio Diniz atua hoje como voluntário em ações voltadas para jovens e adolescentes, em um trabalho, inclusive, chancelado pela sua formação em técnicas restaurativas pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
Uma das vertentes de sua formação, contou Fábio Diniz, é a dinâmica intitulada “círculo de diálogos”, geralmente aplicada em ambientes organizacionais com o objetivo de servir como canal de compartilhamento e aprimoramento pessoal e institucional.
“Esse trabalho proporciona um conhecimento muito grande, pois parte do princípio de que estamos construindo juntos”, comentou o procurador, ao se colocar à disposição para atuar como facilitador, caso uma ação semelhante venha a ocorrer na Jucemg.
Comunicação assertiva
A presidente da Comissão de Ética, a servidora Sidnéia Araújo, comentou que a proposta inicial do evento seria uma palestra do procurador sobre comunicação assertiva, mas que, por sugestão do próprio Fábio Diniz, a ideia acabou evoluindo para essa nova dinâmica.
Planejamento Estratégico
Em sua fala, a presidente da Jucemg destacou o propósito da nova direção em alçar a autarquia para um novo patamar, de maior protagonismo, relevância e evidência junto à sociedade, e o quanto o comprometimento e motivação interna contam nessa construção.
A presidente também ressaltou a importância de que todas as iniciativas e ações em curso na Casa estejam em conformidade com as diretrizes e metas fixadas no Planejamento Estratégico 2024-2027.
Fonte: Jucemg