Procuradores do estado e servidores do administrativo da Advocacia-Geral do Estado participaram nesta semana de um curso para aprimoramento do uso da Linguagem Simples e do Direito Visual.

“Objetivo é a utilização de técnicas que possibilitem modernização e aplicação das ferramentas do chamado Visual Law, expressão que utiliza representações visuais (infográficos, diagramas, fluxogramas, vídeos etc) para tornar o Direito bem mais compreensível e eficaz em termos dos resultados obtidos”, ressaltou o advogado-geral adjunto para o contencioso, Fábio Nazar, que fez a abertura do evento.

O curso faz parte do compromisso assumido pela AGE durante a 1ª Semana Mineira de Linguagem Simples, organizada pelo Laboratório de Inovação em Governo de Minas (LAB.mg), em novembro passado, com a proposta de capacitar os servidores estaduais.

Na segunda-feira passada, após parceria entre o LAB.mg e AGE, por meio do seu Núcleo de Uniformização de Teses (NUT), o foco do curso foi a Linguagem Simples. O grupo ouviu orientações e promoveu atividades práticas, como reescrever peças processuais.

Na terça-feira, o curso desenvolveu com os participantes técnicas práticas para que o trabalho jurídico possa ser realizado com o uso de instrumentos visuais para maior compreensão do público alvo, seja o Poder Judiciário, o gestor público ou o cidadão.