O Fórum Nacional das Consultorias Jurídicas das Procuradorias-Gerais dos Estados e do Distrito Federal (Fonacon) e a Rede Nacional de Gestão Estratégica e Inovação das Procuradorias Gerais dos Estados e Distrito Federal (Renagei) realizaram na manhã desta sexta-feira, em Salvador, suas reuniões de alinhamento. A Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais (AGE-MG) foi representada pela procuradora Nilza Aparecida Ramos Nogueira, lotada na Consultoria Jurídica do órgão.
A Renagei é uma rede autogerida, criada com o objetivo de reunir, conectar e estimular pessoas a ativarem organizações estratégicas e inovadoras no âmbito da advocacia pública. Fundada em 2013, incorpora a inovação como tema de seu objetivo institucional.
Na reunião de hoje, representantes de diversos estados brasileiros participaram do encontro, que debateram questões como a criação de grupos temáticos para compartilhamentos de formas de financiamento, contratação de consultoria, elaboração de termos de referência, fontes de recursos e especificidades do quê e como contratar serviços. Também foram discutidos os caminhos para a interação da Renagei e o Fórum de TI das procuradorias.
Fonacon
O Fonacon realizou hoje a primeira reunião ordinária do ano, com a presença de 26 representantes. Foram debatidos diversos temas, a exemplo da deliberação acerca do planejamento das ações e futuras reuniões dos 14 grupos de trabalho temáticos da entidade, avanço das discussões e elaboração de relatório, no âmbito do GT específico, acerca das questões relativas à implementação da Lei n. 14.133/2021 nos estados e no Distrito Federal, escolha do local e data do I Encontro/Jornada do FONACON, além de assuntos gerais.
“O Fonacon apresenta um balanço das ações realizadas, projeta as metas e organiza o funcionamento dos grupos temáticos que, após um fôlego decorrente de mudanças de coordenações, retoma o andamento das atividades, continuando a contar com o apoio das PGE,s, da AGE e da PGDF”, disse a procuradora da AGE.