O governador Romeu Zema se reuniu com os secretários de Estado na tarde desta segunda-feira, no Palácio das Mangabeiras, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Na primeira reunião do secretariado de 2023 e do atual mandato, o governador ressaltou a necessidade de manter o alinhamento dos anos anteriores, com novos objetivos e avanços.
“Estamos em um novo governo, os secretários continuam, os pilares do nosso governo continuam, mas estaremos iniciando uma nova fase. A nossa primeira gestão foi marcada pela arrumação da casa e uma série de manutenções, e essa fase passou. Agora entraremos em uma fase de reformas estruturantes”, resumiu Zema aos secretários.
Participaram da reunião o advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa de Paula Castro; o secretário de Estado de Governo (Segov), Igor Eto; o secretário de Estado de Fazenda (SEF-MG), Gustavo Barbosa; o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Fernando Passalio; a secretária de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag), Luísa Barreto; o secretário de Estado de Saúde (SES-MG), Fábio Baccheretti; a secretária de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Elizabeth Jucá; o secretário de Estado de Educação (SEE/MG), Igor de Alvarenga; a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Melo; o secretário de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Leônidas Oliveira; o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes; além do controlador-geral do Estado (CGE-MG), Rodrigo Fontenelle; o delegado-geral da Polícia Civil, Joaquim Francisco Neto e Silva; o comandante do Gabinete Militar do Governador, coronel Frederico Otoni; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Erlon Dias do Nascimento; e o coronel Rodrigo Piassi do Nascimento, comandante-geral da Polícia Militar.
Também estiveram presentes a secretária-geral adjunta, Cristiana Kumaira, as chefes de gabinete da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Patrícia Mello, da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), Carolina Vespúsio, e a ouvidora-geral ajunta do Estado (OGE-MG), Gabriela Câmara. Cada secretário fez um resumo das pautas e ações mais importantes da pasta.
Consultor especial
O governador Romeu Zema também aproveitou a reunião de secretariado para apresentar a nova função que será executada pelo consultor especial do governador, Salim Mattar. Ele vai atuar assessorando diretamente o governador nas áreas do governo que têm interlocução com a atração de novos investimentos para o Estado e cuidando da administração das estatais em elevados padrões de governança e compliance.
O trabalho como consultor é voluntário, sem remuneração. Salim participará da articulação entre as secretarias para viabilizar ações que auxiliam ao Estado de Minas Gerais a se transformar em um ambiente mais competitivo para atrações de novas empresas.
“Queremos que Minas cada vez mais seja um estado amigo de quem trabalha e produz. Nesse sentido, temos que continuar avançando para destravar Minas. Sabemos que ainda temos muito para fazer. Nesse sentido, a experiência do Salim Mattar vai ser fundamental para seguirmos atraindo cada vez mais empresas e, consequentemente, abrindo mais postos de trabalho. Nosso objetivo é alcançar nossa meta de um emprego para cada mineiro”, destacou o governador Romeu Zema.
O empresário de 74 anos é fundador da Localiza Rent a Car S/A e já ocupou o cargo de Secretário de Desestatização, Desinvestimentos e Mercados do Ministério da Economia, de 2019 a 2020.