A Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais (AGE-MG) lança nesta terça-feira (15.06) o seu Plano de Ação para Otimização da Rede Interna de Armazenamento de Dados, o qual conta com uma ​​​​​cartilha de boas práticas a ser seguida por todos os servidores da instituição.

A implementação da ação foi dividida em uma fase preparatória e três distintas.

A preparatória ocorrerá de 15 a 20 de junho e é voltada aos Procuradores-chefes, advogados regionais e diretores da instituição. O planejamento prevê a criação de pastas de trabalho compartilhadas e segmentadas por fluxo de trabalho.

A primeira fase (21/06/2021 a 05/07/2021) deve ser executada por todos os Procuradores, servidores administrativos, empregados públicos/MGS, estagiários etc. A orientação é a adoção de medidas individuais para reduzir a quantidade de arquivos armazenados em suas respectivas pastas na rede interna e, consequentemente, otimizar o seu funcionamento.

A segunda fase ​​​(05/07/2021 a 20/07/2021) é destinada aos d​​​​iretores, Procuradores-Chefes e Advogados Regionais ou servidor designado. O objetivo é a análise das pastas criadas pelo respectivo setor, avaliando a conveniência e oportunidade de manter o registro dos documentos.

Já a terceira e última fase (20/07/2021 a 31/07/2021) c​​​​​​onsiste na intervenção direta do setor de informática para mapear e identificar as pastas e arquivos de maior extensão que estejam sobrecarregando a rede e propor solução para evitar problemas no armazenamento interno.

O Plano de Ação está em consonância com o Plano de Integridade da AGE, uma vez que fortalece a gestão de riscos, e com o Planejamento Estratégico 2020-2027 da instituição.