O advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa de Paula Castro, foi o paraninfo da nova turma de formados do Curso de Sargentos da Polícia Militar de Minas Gerais. A solenidade ocorreu na academia da corporação, no bairro Prado, em Belo Horizonte, nesta sexta-feira.
O convite para a solenidade foi feito pelo comandante-geral da PMMG, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, e reforçou o laço entre as duas instituições.
Em seu discurso, Sérgio Pessoa destacou que “segurança é firmeza, estabilidade e certeza; a condição daquilo que se pode confiar. Sob o enfoque jurídico, a segurança consiste em garantia, proteção, coerência. Público, por sua vez, é aquilo que é destinado à coletividade, ao povo, de uso comum. A segurança pública é, portanto, a situação em que a coletividade pode confiar e possuir a certeza de que o Estado estará zelando pela completa integridade da sociedade. É a atividade de vigilância, prevenção e repressão de condutas delituosas, cuja finalidade precípua é preservar e manter a ordem pública e estabilizar as relações interpessoais, na busca da pacífica convivência social”.
“Nesse sentido, a Advocacia-Geral do Estado e a Polícia Militar compartilham não apenas fins e caminhos, como também valores e alicerces, dos quais destaco a atuação preventiva. Buscamos, na AGE, com a perspectiva da desjudicialização, solucionar na esfera administrativa e de modo consensual o maior número possível de controvérsias, dentro das normas vigentes, e amparar políticas públicas desde sua elaboração, de modo a evitar novas controvérsias, otimizar a atuação da advocacia pública e proporcionar melhores resultados para a população”, discursou Sérgio Pessoa.