Advogado-Geral Adjunto do Estado é agraciado pelo MPMG com a Medalha Promotor de Justiça José Lins do Rêgo 
Fotos: MPMG

O advogado-geral adjunto para o Consultivo, Wallace Alves dos Santos, foi homenageado, na última sexta-feira, com a Medalha de Honra do Ministério Público Promotor de Justiça José Lins do Rêgo. A solenidade ocorreu durante a semana de comemoração do MPMG.

A indicação do advogado-geral adjunto ocorreu por unanimidade pelo Conselho da Medalha do Mérito do Ministério Público, conforme destacou o procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho: “A honraria em apreço é

concedida a personalidades que, pelos relevantes serviços prestados à cultura jurídica e/ou ao Ministério Público, mereçam especial distinção”.

Wallace Alves dos Santos é procurador do Estado de Minas Gerais desde novembro de 2003, quando foi empossado para o cargo, após aprovação em concurso público. Após exercer diversas funções, assumiu o cargo de procurador-chefe da Consultoria Jurídica em 2020. Em 2023, Wallace Alves dos Santos ascendeu ao cargo de advogado-geral adjunto para o Consultivo.

Solenidade

O governador Romeu Zema participou do evento e ressaltou a atuação do MPMG: “Atualmente, o Ministério Público contribui com a recuperação de diversos monumentos históricos de Minas Gerais, como o Palácio da Liberdade, e contribui com recursos para melhoria do serviço público em Minas Gerais através de seus fundos. Fica aqui o meu reconhecimento”. 

Em seu discurso, o procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho, salientou o trabalho humano, a sensibilidade e afetividade por trás de cada nome agraciado com as insígnias do MPMG. “É uma honra destacar essas pessoas notáveis. O vínculo que os une é o amor à família, ao trabalho e à sociedade. Esses talentos, ao serem compartilhados com generosidade, inspiram outros a trilhar caminhos de dedicação e entrega. Não há inteligência artificial que substitua o amor que os move e se transforma em energia criadora”, destacou. 

Confira a lista de agraciados da cerimônia:  

A Medalha do Mérito do Ministério Público contempla três tipos de honrarias, cada uma destinada a um grupo específico de agraciados. O Grande Colar é destinado a chefes de Poderes. contribuíram para o desenvolvimento do país e para a justiça social. A Medalha de Honra Promotor de Justiça Francisco José Lins do Rêgo Santos é concedida a uma variedade de altas autoridades e personalidades. A Comenda é uma honraria do Ministério Público a demais personalidades que contribuíram para a sociedade. 

Grande Colar: o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, e o presidente eleito do Supremo Tribunal Federal, ministro Edson Fachin, que receberá a honraria posteriormente. 

Medalha de Honra Promotor de Justiça Francisco José Lins do Rêgo Santos: o ministro do Superior Tribunal de Justiça Sérgio Luiz Kukina; a ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral, Edilene Lôbo; o presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), procurador-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Georges Seigneur; o secretário de Estado de Governo de Minas Gerais, Marcelo Aro; o deputado estadual Doorgal Andrada; a comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan; o advogado-geral adjunto consultivo do Estado de Minas Gerais, Wallace Alves dos Santos; e a presidente do Superior Tribunal Militar, ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, que receberá a medalha posteriormente. 

Comenda “Procurador de Justiça Joaquim Cabral Netto”: a diretora-geral da Procuradoria-Geral de Justiça de Minas Gerais, Ana Paula Moreira Gurgel; o diretor executivo da Rede Record Minas, Paulo Batista; a jornalista da TV Globo Minas Larissa Carvalho; o garçom aposentado do MPMG José Marcolino da Silva; e a gerente Administrativo Financeiro da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), Márcia Regina de Assis Nogueira, que também receberá a comenda posteriormente.