Idealizado pela Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais (AGE-MG) para combater a sonegação fiscal e recuperar recursos públicos que podem ser revertidos em políticas sociais, o Projeto Argos venceu, na categoria Inovação, a terceira edição do concurso Selo de Transformação Digital e Inovação, organizado pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado (Prodemge). O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (04.07) durante a 6ª Semana de Inovação, no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte.
A premiação confirma o Argos como um marco na advocacia pública. Desde 2022, quando implementado, consolidou-se como a principal ferramenta virtual de apoio ao Executivo Mineiro na recuperação de ativos. Entre várias funções, o sistema levanta informações e o patrimônio de contribuintes em débito com o Fisco, organizando, na prática, um dossiê a ser utilizado nas peças jurídicas contra os sonegadores.
O advogado-geral do estado, Sérgio Pessoa de Paula Castro, destacou a relevância do concurso e o empenho das equipes envolvidas na construção do Argos: “Parabenizo os profissionais que idealizaram, implementaram e que utilizam o programa para a proteção do erário. O resultado do concurso reforça o compromisso da AGE-MG com a administração pública e os mineiros. Afinal, a recuperação de créditos fiscais promove justiça social, segurança jurídica e garante recursos essenciais à sociedade”. (Reportagem continua abaixo da foto).
PARCEIROS DO PROJETO
O diretor-geral da AGE, Fernando Xavier dos Santos, explica que o Argos foi idealizado pela instituição e desenvolvido em parceria com a Prodemge e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Nesta quinta-feira, ele representou o advogado-geral do estado na cerimônia da premiação.
A superintendente de Inovação e Tecnologia da Informação (Sinti/AGE-MG), Juliane Damasceno, também participou da solenidade e da implementação do projeto: “A história do Argos começou em 2017 com a inscrição na Chamada da Fapemig. Foram 5 anos até a implementação em produção. O sistema é vivo e está sendo melhorado para garantir cada vez mais resultados eficientes à sociedade”.
Ao longo dos 5 anos de criação e implementação do Argos, vários profissionais participaram da consolidação do projeto, destacando-se:
Carlos Alberto Rohrmann – procurador do estado
Claudemiro de Jesus Ladeira – procurador do estado
Thiago Mauad – procurador do estado
Fernando Xavier dos Santos – diretor-geral da AGE
Juliane Damasceno – superintendente de Inovação e Tecnologia da Informação da AGE
Luiza Scalzo – chefe da Assessoria Estratégica da AGE
Hugo Linhares – diretor de Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação da AGE
Samuel Moura – diretor de Inovação e Desenvolvimento de Tecnologia da Informação da AGE
Camila Lucas Figueiredo – servidora na Assessoria do Gabinete da AGE
Ana Luiza Terra – analista de Negócios da AGE
Thiago Malveira – servidor na PDAT
Iago Alcantara – analista de Negócios da AGE
Fernanda Alen Gonçalves da Silva – analista de Negócios da AGE
Matheus Sales de Albuquerque Cunha – analista de Negócios da AGE
Bruno Gonçalves – gestor de Projeto da Prodemge
Sílvia Nunes da Silva – analista de Requisitos de Software da Prodemge
Isac Couto Gomes – desenvolvedor de Software da Prodemge
Jairo Henrique Vidigal de Sá – desenvolvedor de Software da Prodemge
Weber Carneiro Gomes de Lima – desenvolvedor de Software da Prodemge